quinta-feira, 7 de setembro de 2017

[191] Resenha: As Garotas de Corona Del Mar | Rufi Thorpe


Título: As Garotas de Corona Del Mar
Autor(a): Rufi Thorpe
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Amizade entre garotas pode ser intensa e, no caso de Mia e Lorrie Ann, não há dúvidas de que isso é verdade. À medida que crescem, a vida de Mia e Lorrie Ann são preenchidas com praia, diversão e passeios ao shopping. Por outro lado, como toda amizade, há conflitos e dores. Mia e Lorrie Ann convivem há muito tempo e possuem personalidades opostas. Mia é a bad girl , vivendo em uma família problemática. Lorrie Ann é linda e amável, quase angelical, e tem uma família que parece ter sido arrancada de um conto de fadas. Mas, quando uma tragédia acontece a vida perfeita sai fora de controle.

A história é narrada por Mia, onde ela vai nos apresentar sua relação com Lorrie Ann, sua melhor amiga. As duas viviam unidas e eram quase inseparáveis, para Mia, Lorrie Ann tinha uma vida perfeita, recebia total afeto dos pais, era linda e amável, enquanto que Mia tinha pais separados e irresponsáveis, obrigando-a a cuidar de seus irmãos mais novos sozinha. As duas são verdadeiros opostos, e Mia faz questão de ressaltar essa diferença, sempre dizendo que Lorrie Ann parecia um anjo, enquanto ela era má.

Contudo, os anos vão passando e agora Lorrie Ann está casada, passou por trágicas perdas familiares e por um parto muito complicado, e para completar o seu marido Jim se alista no exercito e não demora a ser chamado para a guerra. Já  Mia, foca nos estudos e entra para a Faculdade, onde arruma um cara muito atencioso e tudo parece dar certo em sua vida, porém ela se sente triste ao ver tudo pelo que sua amiga está passando.

Os dias vão passando e as duas estão ficando cada vez mais distantes, o que leva Mia a se perguntar se a amizade delas era aquilo que ela imagina, e se ela realmente conhecia bem Lorrie Ann.

"Eu costumava pensar que de alguma forma havia certa quantidade de coisas ruins que precisavam acontecer com as pessoas, e que normalmente essas coisas eram bem distribuídas, mas de alguma forma você deu um jeito de ficar com a minha parcela. Coisas horríveis aconteceram com você, e coisas boas que eu não merecia nem em um milhão de anos aconteceram comigo. Eu queria poder trocar de lugar com você..."

Este livro, em uma primeira impressão, dá a entender que iremos encontrar uma história sobre a amizade de duas meninas, com seus altos e baixos, e realmente isto nos é apresentado, mas de uma maneira muito mais real, crua e pesada. Esta é uma história sobre duas amigas de infância, mas cuja amizade vai se distância com o tempo. Além disso, é uma história sobre a realidade da vida ao se crescer, ela é dura, difícil e cheia de dores e perdas.

Mia e Lorrie Ann passam por altos e baixos nesses livros, principalmente pelos momentos baixos e posso dizer que Lorrie Ann é a que se afunda mais. Elas são personagens fortes, cheias de problemas, são um retrato que se aproxima muito da realidade de muitas pessoas. A autora conseguiu trabalhar de forma interessante e profunda muitos temas em cima dessas personagens, como a insegurança no futuro, a maternidade, a forma como a vida de alguém pode parecer perfeita sem realmente o ser e a forma como uma amizade  de infância pode se desfazer completamente.

"Normalmente, amizades entre meninas são guardadas em caixas com cartões-postais e canhotos de entradas, mas o que quer que houvesse entre eu e a Lorrie Ann não era assim tão fácil de colocar de lado."

A escrita de Rufi Thorpe é direta e sem rodeios, narrando de maneira muito crua as dores de duas mulheres. Entretanto, o final do livro não me agradou muito, ela poderia ter desenvolvido algo bem melhor na minha opinião. A edição da editora Novo Conceito está muito bonita, não achei erros de revisão e a capa representa bem a história, apesar de passar a impressão do livro ser mais leve do que realmente é.

As Garotas de Corona Del Mar é um drama bem escrito e real, que te faz pensar sobre muitas coisas, principalmente na força da amizade, com protagonistas bem construídas. Recomendado para todos, mas não vá com muita sede ao pote, pois o final pode não ser tudo o que se espera.



7 comentários:

  1. Olá
    Esse livro anda bem em alta, já várias resenhas e todas dizem ser uma história bem crua e forte, e pelos resumos dará para perceber, mas acho que não estou ainda em um bom momento para pega-lo.

    ResponderExcluir
  2. oie, eu li esse livro há um bom tempo, mas acredita que mal me lembro dele? Não foi uma história marcante para mim, e lembro que me decepcionei com o final, embora não lembre exatamente qual foi ele.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Olha achei esse livro com cara de Amigas para sempre da Kristin Hannah.
    Essa premissa já me agradou demais. Gosto de histórias que traz esse lado do crescimento e amadurecimento de pessoas até então amigas e como os caminhos da vida pode aproximar o distância essas duas pessoas.
    Dica anotada.

    Bjs,
    Garotas de Papel
    Dica

    ResponderExcluir
  4. Oii Manoel, tudo bem? Que bom saber que as personagens são bem construídas! Eu adoro um bom drama, e os sobre amizade sempre me ganham. Farei essa leitura no próximo mês e espero gostar, já com as expectativas mais baixas em relação ao final.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro dramas e ouvi muita gente falando deste logo após o lançamento, coloquei ele na minha lista e em breve espero fazer a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros assim. Já pus na lista pois sua resenha me deixou com muita vontade de ler.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Nunca havia ouvido falar antes no livro ou na autora. De bate e pronto o plot não me interessou, mas lendo as impressões fiquei um pouco curiosa. No plot a história parece ser superficial, ou um pouco mais do mesmo, mas nas impressões dá pra perceber que o livro tem camadas, e o que o ponto principal da história é um pouco mais profundo. Gostei disso, me chamou a atenção.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir